domingo, 18 de setembro de 2011

GERAL: FONTES RETRÔ



Mais do que uma questão estética, a tipografia comunica uma idéia, reflete tendências e comportamentos de uma época. Podemos afirmar, por exemplo, que a partir da Revolução Industrial a tipografia passou a ter um foco mais comercial, que foi fundamental para o desenvolvimento da propaganda. Além disso, ao aliar estética e espírito crítico, as fontes tiveram influência decisiva em movimentos artísticos como o Dadaísmo, Futurismo e Construtivismo. 

Como qualquer coisa inspirada no "Retrô", em nossa contemporaneidade também foram criadas algumas fontes que nos remetem ao passado, e mesmo que ninguém nos falasse sobre isso, perceberíamos as características.


Victor Moscoso

Essa fonte é baseada nos anos 60, lettering psychodelic cartaz Victor Moscoso. Nela fica clara a relação com o retrô. E mesmo se você não visse os cartazes de Victor Moscoso, saberia que se trata de uma tipografia retrô. Essa fonte é gratuita para uso pessoal e contém um conjunto completo de caracteres e números. 
Outros exemplos são:
Anna
 

O tipo original foi desenhado por Daniel Pelavin para os seus próprios convites de casamento, e mais tarde para o anúncio do nascimento de sua primeira filha, chamada Anna (daí seu nome). Reminiscência de outros tempos, é realmente uma interpretação muito pessoal e contemporânea do estilo Art Déco em 1990, criado um ano depois. Foi publicado pela fundição ITC. É simples com formas geométricas e proporções que dão um olhar original.

Art Nouveau BA


E como o próprio nome já diz, o typeface designer Todd Hallock inspirou-se no movimento Art Nouveau do século XIX. A Fonte foi criada em 2004, e não teve um motivo específico para sua criação, a não ser remeter a este estilo retrô do Art Nouveau.

Fontes:

Por Mayara Carvalho
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário